Campanha ‘Laço Branco’ conscientiza e mobiliza homens contra violência doméstica na Comarca de Patos
Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, nessa quarta-feira (06), a Comarca de Patos iniciou a campanha ‘Laço Branco’, que integra a jornada dos ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento, que ocorreu no auditório do Fórum Miguel Satyro, teve como objetivo reforçar o papel crucial de toda a sociedade para o alerta e a denúncia de casos de violência contra a mulher, além de buscar sensibilizar os homens para, também, lutarem contra as diversas formas de violência.
O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal Executiva de Políticas Públicas para a Mulher (SEPM) de Patos, em parceria com a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) patoense, e contou com apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba. Foram realizadas palestras, com a participação do promotor de justiça Leidimar Bezerra, da magistrada Isabella Joseane e do padre e psicólogo Alexandre Soares.
A diretora do Fórum da Comarca, juíza Joscileide de Lira, destacou a importância da campanha e alertou para a necessidade dos homens concretizarem práticas diárias de combate à violência, visando o estabelecimento de uma sociedade equânime. “O momento é de suma relevância, pois essa data, que foi instituída pela Lei 11.489/2007, marca o empenho em despertar e envolver os homens para o combate das mais diversas formas de violência contra as mulheres, uma vez que o ato físico não é a única expressão”, salientou.
Para a secretária executiva municipal de Políticas Públicas para a Mulher (SEPM) de Patos, Brígida Emmanuelli, a campanha é de extrema importância, pois direciona uma mensagem aos homens, que estão ligados diretamente às mulheres que são vítimas da violência. “O evento foi um momento marcante, porque mostrou, para o público que trabalha com os casos de violência contra a mulher, formas de estabelecer um diálogo diferenciado, priorizando, sempre, o respeito e o atendimento com qualidade”, reforçou.
O promotor Leidimar Bezerra disse que está evidenciado que a violência contra a mulher é uma realidade que, infelizmente, assola a sociedade como um todo. “A campanha tem como foco engajar homens para participar dessa luta. Dessa forma, a partir de um conceito muito simples, de autorresponsabilidade, a sociedade precisa encampar e combater qualquer tipo de violência, notadamente a violência contra a mulher”, afirmou.
Já o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Patos, Fred Igor, ressaltou que a ação é um momento histórico, visto que a luta contra a violência da mulher é um dever de todos. “Nós temos que abraçar essa causa e a Ordem dos Advogados do Brasil, através da sua diretoria, luta contra esse mal que assola a nossa sociedade”, realçou.
Ainda participaram do evento o vice-prefeito de Patos, professor Jacob Souto; a delegada da Mulher, Sílvia Alencar; e o comandante do 3° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Esaú Lucena.
Por Jessica Farias (estagiária)











