Conteúdo Principal
Publicado em: 05/11/2020 - 13h12 Atualizado em: 05/11/2020 - 18h30 Comarca: Catolé do Rocha, Guarabira Tags: Nupemec, XV Semana Nacional da Conciliação

Cejuscs de Catolé do Rocha e Guarabira terão 370 ações na XV Semana Nacional da Conciliação

As unidades judiciárias que aderiram, até o momento, à XV edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC) estão preparando a logística para a participação em mais um esforço concentrado de audiências conciliatórias, a serem realizadas por meio virtual. É o caso dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) das Comarcas de Catolé do Rocha e de Guarabira, que juntos terão em pauta 370 processos. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a participação dos Tribunais de Justiça do país, por meio dos Núcleos de Conciliação, acontecerá no período de 31/11 a 04/12/2020.

Segundo informou o técnico Judiciário e conciliador do Cejusc de Catolé do Rocha, Francisco João da Silva Cláudio, a pauta virtual consta de 300 ações, que são do Juizado Especial e da área de Família. O esforço terá a participação de um juiz, dois conciliadores e um estagiário. “A expectativa é alavancar os processos que aguardam audiência e diminuir o acervo, pois, com a pandemia da Covid-19, houve certo atraso na designação dos atos. Esperamos solucionar o maior número possível de conflitos”, pontuou.

Para o coordenador do Cejusc, juiz Renato Levi Dantas, é sempre uma satisfação participar de eventos como a Semana Nacional da Conciliação, de forma a fomentar e difundir, ainda mais, a cultura da autocomposição. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Acreditamos que desenvolveremos as atividades com segurança, utilizando os  meios de tecnologia para tanto”, ressaltou o magistrado.

O Centro de Solução de Conflitos de Catolé do Rocha abrange as cidades de Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos e São José do Brejo do Cruz.

Já a Comarca de Guarabira, participará da SNC com 70 processos e as audiências, também, serão realizadas por videoconferência com a utilização da plataforma Cisco Webex do CNJ. De acordo com o mediador Judicial e supervisor do Cejusc, Jesiel Rodrigues da Rocha, 11 pessoas estarão envolvidas no evento, sendo oito conciliadores, um movimentador, um supervisor e a juíza-coordenadora, Kátia Daniela.

“A nossa perspectiva é que a ‘Escuta Ativa’ seja realizada da melhor forma possível. Atender bem ao público é a nossa prioridade, dando a oportunidade de ver qual é a melhor alternativa na solução de um acordo de forma voluntária. A SNC é apenas um marco, mas, a nossa missão é todos os dias tentar solucionar os conflitos, de forma que possamos alcançar um atendimento mais humano possível, com resultados satisfatórios para todos. Esse é o foco da Mediação”, salientou Jesiel Rodrigues.

A juíza-coordenadora do Cejusc de Guarabira, Daniela Kátia, ressaltou que as expectativas são boas e que espera que sejam firmados vários acordos, de forma que as partes saiam satisfeitas, valorizando e fortificando a Política da Conciliação solidificada, no Estado da Paraíba, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPB.

A equipe do Cejusc de Guarabira que participará da Semana Nacional da Conciliação contará com a participação das conciliadoras: Aleyda Carvalho; Natália Sabrina; Rafaela do Nascimento; Luana Melo; Nayana Vidal; Ravena Maria Souza; Leniza Matos; Caroline Carvalho e a servidora Shierleando Soares.

Ainda dá tempo de participar. Para as comarcas interessadas em aderir, bastar preencher o Termo de Adesão, clicando na palavra conciliar.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611