Conteúdo Principal
Publicado em: 15/04/2019 - 17h32 Atualizado em: 15/04/2019 - 17h45 Comarca: Guarabira Tags: Nupemec

Cerca de 50 conciliadores participarão de treinamento  na Comarca de Guarabira nesta terça-feira (16)

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba segue com o cronograma dos Cursos de Capacitação de Conciliadores. Desta vez o treinamento abrangerá as Comarcas de Guarabira e Sapé. Cerca de 50 inscritos participarão do evento, que acontecerá nesta terça e quarta-feira (16 e 17), na sede da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus III, em Guarabira.

De acordo com o diretor adjunto do Nupemec, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, o Núcleo segue o cronograma preestabelecido. “Vamos começar o II Módulo, já que o primeiro foi ministrado ano passado, ao todo são três. O treinamento abrangerá não só alunos da universidade conveniada, mas também os servidores que já se submeteram ao primeiro Módulo”, explicou. 

Fábio Leandro informou que com o início da capacitação, em 2018, os conciliadores se encontram aptos a atuarem nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), da Região. “Eles representam um grande reforço e nós precisamos muito por conta da demanda que vem aumentando, substancialmente, nos Cejuscs. Esses conciliadores terão uma atuação bastante proveitosa nos Centros”, pontuou.

Calendário – Passarão por treinamento, ainda neste primeiro semestre, os conciliadores das Comarcas de Conceição (21 e 22 de maio), Sousa (28 e 29 de maio), Cajazeiras e São João do Rio do Peixe ( 4 e 5 de junho), bem como, João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita (11 e 12 de junho). A intenção do Nupemec é capacitar cerca de 800 pessoas que atuam nas conciliações.

Expansão -  Desde o surgimento da política de autocomposição por meio da conciliação, implantada pelo Conselho Nacional de Justiça, em 2010, que o Tribunal de Justiça da Paraíba tem avançado cada vez mais nessa seara. “O objetivo do Nupemec, e da atual gestão do Tribunal, é instalar Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania em todas as Comarcas do Estado”, realçou o magistrado Fábio Leandro.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611