Comitê aprova minuta de normativo para política de incentivo à participação feminina no Judiciário estadual
O Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Poder Judiciário estadual aprovou a proposta de minuta de normativo, que tem por objetivo estabelecer uma política de incentivo à participação feminina no âmbito da Justiça paraibana. O texto foi analisado durante a 6ª reunião ordinária, ocorrida na tarde dessa segunda-feira (05), por meio virtual.
Na oportunidade, o Comitê, sob a condução da Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, vice-Presidente do TJPB, deliberou, igualmente, sobre a Adoção do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, sendo sugerido marcar reunião entre os Comitês do TJPB e Ministério Público Estadual para trocarem experiências, esclarecimentos sobre o tema.
Discutiram, ainda, ações concretas para garantir a participação plena e efetiva das mulheres no âmbito do Judiciário estadual, ficando acertado a promoção e organização de evento (webinário) na área, envolvendo estudiosas e estudiosos do tema.
Ao final, a Desembargadora Maria das Graças disse ter sido muito proveitosa a reunião, agradecendo a participação e empenho de todas para o sucesso na concretização das ações. Em seguida, a juíza Michelini Jatobá comentou ter havido um avanço dos trabalhos, desde que foi instituído o Comitê de Participação Feminina.
Acompanharam os trabalhos as magistradas Lessandra Torres e Isabella Joseane, e as servidoras Sara Guerra e Áurea Amélia Lima. A próxima reunião foi agendada para o dia 17 de outubro.
Por Lila Santos