Conteúdo Principal
Publicado em: 30/06/2025 - 17h55 Atualizado em: 01/07/2025 - 14h09 Tags: Comitê, TJPB, participação feminina

Comitê de Incentivo à Participação Feminina levará projetos para comarcas de todo o Estado

-
Membros do Comitê se reuniram de forma virtual

O Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário da Paraíba vai levar projetos para as comarcas de todo o Estado. Para isso, uma série de eventos será realizada em cidades do interior. A proposta começará pelo município de Patos, em agosto. O objetivo é incentivar o protagonismo e a valorização das mulheres no Judiciário e conscientizá-las a conhecerem seus direitos.

A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão é a presidente do Comitê e evidenciou, durante reunião realizada nesta segunda-feira (30), a importância de interiorizar o trabalho revelando a disposição das magistradas que vêm desenvolvendo um trabalho no sentido de apoiar as servidoras do Judiciário.

A Coordenadora do Comitê, a juíza Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva explicou que a interiorização do projeto irá representar avanços na promoção de políticas inclusivas. Para isso, serão realizados eventos com programações que proporcionem o diálogo entre todos os agentes da Justiça paraibana.

“Será feito por regiões abrangendo todo o estado, com roda de escuta ativa para, além de apresentar os projetos, ouvir o que elas [servidoras] têm a relatar do trabalho que vem sendo feito e das dificuldades enfrentadas no dia a dia. O objetivo é estimular o protagonismo feminino nas regiões de todo o Estado”, detalhou a magistrada.

Saúde da mulher - Um dos projetos do Comitê já em andamento é a instalação de salas de acolhimento à mulher nos fóruns, local que servirá para apoio à maternidade e à saúde da mulher. Serão desenvolvidas, ainda, campanhas de ação e apoio à saúde física e mental da mulher. Em Patos, por exemplo, já existe uma sala para amamentação.

Comitê – Compõem o Comitê a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão (presidente); juízas Lessandra Nara Torres Silva, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, Isabella Joseane Assunção, Audrey Kramy Araruna Gonçalves;, Aylzia Fabiana Borges Carrilho, Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva (coordenadora), Carmen Helen Agra de Brito; Candice Queiroga de Castro Gomes Ataíde, Ana Amélia Alecrim Câmara  e as servidoras Anna Carolina Aires Tenorio Machtoub, Virgínia Carla Queiroga Urtiga Pereira e Sara Neves Guerra Andriola e Ana Cristina Barbosa Guedes de Carvalho Rocha.

Por Nice Almeida

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711