Coordenadoria da Mulher do TJPB e Aemp realizam ações no encerramento da Semana da Pátria
A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica está representando o Tribunal de Justiça da Paraíba no encerramento da Semana da Pátria. O evento vai até as 17h, desta terça-feira (10), no estacionamento do Shopping Mangabeira, localizado na Zona Sul de João Pessoa. O 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa, responsável por organizar as ações, ainda tem como parceiros a Defensoria Pública, o Hemocentro, o Senac, o Senai e o Hemocentro. Quem também prestigiou o evento foi a defensora pública e presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), Maria da Glória Oliveira, entre outras autoridades civis e militares.
Segundo a coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Anna Carla Falcão, no estande da Coordenadoria estão sendo promovidas orientações sobre as políticas públicas implementadas pela TJPB, voltadas ao atendimento e à proteção das mulheres em situação de violência doméstica, com ênfase na divulgação do aplicativo Maria da Penha Virtual e orientações jurídicas sobre essa ferramenta. “Essa ação representa a importância da cidadania, que se traduz em um conjunto de direitos e deveres de uma sociedade. Por meio dessa ação, nós disponibilizamos os serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, pelo qual as vítimas e agressores tomarão conhecimento para onde devem se dirigir em caso de necessidade”, comentou a coordenadora.
Também estão sendo realizadas exposições das atividades realizadas pelo Programa Integrado Patrulha Maria da Penha e Ronda Maria da Penha, como também do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, com apresentação de material referente aos serviços prestados pela Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência (Reancav).
De acordo com a presidente da Aemp, a Defensoria Pública participa do evento oferecendo atendimento jurídico para as pessoas que procuram acesso à saúde e remédio, mas a busca maior é pela segunda via do registro civil. “Esta é primeira vez que estou participando desta ação. Então aproveito o momento e convoco à população que participe dessa iniciativa. O Exército Brasileiro está de parabéns por encerrar a Semana da Pátria com uma ação social dessa magnitude”, comentou a defensora pública Maria da Glória Oliveira.
Já o subdefensor público-geral, Ricardo Barros, informou que durante todo o dia, ainda estão sendo oferecidos serviços jurídicos, consultas processuais em ações nas varas de família, cíveis e atendimento em processos criminais
Para o Tenente coronel, Tássio Oliveira, a participação do Tribunal de Justiça da Paraíba no encerramento da Semana da Pátria está sendo de grande importância. “O trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher do Poder Judiciário estadual e da Rede de Proteção dos Direitos da Mulher é fundamental, para esclarecer o significado de respeitar a mulher e a diferença de gênero. Dentro desse contexto, nós convidamos toda a população pessoense para participar junto conosco de todas as ações que estamos promovendo”, destacou o militar.
Serviços – O Hemocentro disponibilizou uma Unidade móvel para captação de sangue e está desenvolvendo ações educativas voltadas à doação de medula. O Fecomércio, em conjunto com o Sesc e Senac realiza corte de cabelo, quick massage, ações educativas sobre saúde da mulher, odontologia, biblioteca móvel. Já a Secretaria de Meio Ambiente está oferecendo castração de animais, vacinação e orientações para encaminhamento ao hospital veterinário.
Por Fernando Patriota