Conteúdo Principal
Publicado em: 14/07/2022 - 07h49 Atualizado em: 14/07/2022 - 09h14 Tags: Adoção, concurso, Corregedoria

Corregedoria entrega prêmios a estudantes vencedores do XI Concurso de Redação sobre Adoção

-

“Adoção é apenas uma outra forma de soletrar família”. A frase é da estudante Thamara de Souza (7º ano/ 2º lugar), uma das vencedoras do XI Concurso de Redação sobre o tema ‘adoção’ realizado pela Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba. Na manhã desta quarta-feira (13), dez alunos do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que tiveram suas redações premiadas participaram de evento para entrega dos prêmios: notebooks (1º lugar) e kindle (2º lugar), além de brindes. 

O concurso foi promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) da CGJ, presidida pelo corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho. “Hoje foi uma manhã de encanto e beleza. Esses jovens nos ofereceram suas letrinhas, transmitindo e traduzindo o sentimento daqueles que pedem por uma família. Nosso agradecimento à Ceja, às escolas, professores e alunos que participaram. Vamos acreditar, incentivar e disseminar essa prática tão bonita”, afirmou.

-

A estudante Alyce Victória da Silva (12 anos) obteve o 1º lugar entre as redações dos alunos do 6º ano e saiu satisfeita com o prêmio. “É um assunto muito importante pois ainda existem muitos preconceitos e o concurso ajuda a diminuir isso”, analisou.

Emocionado, o aluno Fabiano Barbosa leu para os presentes o texto que o agraciou com o 1º lugar entre as redações do EJA: “Adotar é reescrever uma história de onde ela parou. Do filho que foi deixado; do ventre que não gerou. É sarar dois corações: o que vai ser adotado e aquele que adotou”. 

-

Participaram do concurso 26 escolas, com 152 redações enviadas, das quais 50 foram selecionadas e 10 saíram vencedoras, conforme informou a secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa. “Estamos satisfeitos com o resultado do concurso e pretendemos, cada vez mais, aprimorar, sempre focando na Adoção de forma simples, mas, abrangente e inclusiva”, analisou.

A iniciativa recebeu o apoio de cartórios da Capital, que doaram os prêmios a serem distribuídos. O evento contou, ainda, com apresentação feita por professores do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) do Governo do Estado. 

-

Também integraram a mesa de abertura os juízes corregedores Fábio Araújo, Ely Jorge Trindade e Aparecida Gadelha; o secretário executivo de Cultura da Paraíba, Milton Dornellas; Ana Lúcia Pedrosa, representante do Cartório Eunápio Torres. 


Abaixo, a lista dos alunos premiados:

6º ano: Alyce Victória Mendes (1º lugar) e Adrielly da Silva Rodrigues (2º lugar)

7º ano: Lucas Pereira (1º lugar) e Thamara de Souza (2º lugar)

8º ano: Maryellen Vitória de Souza (1º lugar) e Camila Amarante (2º lugar)

9º ano: Isabele Ferreira (1º lugar) e Lílian Felismino (2º lugar)

EJA: Fabiano Barbosa (1º lugar) e Graciliano Fernandes (2º lugar)

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611