ESMA apresenta ações realizadas na 1ª reunião do Conselho Consultivo da Escola
Apresentar as ações desenvolvidas na área acadêmica, administrativo-financeira e na secretaria, durante os primeiros 47 dias da nova gestão da Escola Superior da Magistratura (ESMA), além das metas a serem alcançadas até janeiro de 2017, marcou a pauta de trabalho da primeira reunião de 2015 do Conselho Consultivo da Instituição Acadêmica.
O encontro, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e da diretora da Escola, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.
Durante cerca de duas horas, o diretor-adjunto da ESMA, juiz Ricardo Vital de Almeida, apresentou e detalhou aos membros do Conselho Consultivo e ao chefe do Judiciário estadual as ações desenvolvidas nas três áreas da Instituição. Na parte acadêmica, destaque para o Curso de Preparação à Magistratura (CPM) e convênios com universidades públicas e privadas.
Na parte financeira, o magistrado detalhou algumas realizações já concluídas, nos dois primeiros meses do ano nas unidades acadêmicas de João Pessoa e Campina Grande. Na Capital, a instalação da nova sala de estudo em grupo e a construção de rampa para os portadores de necessidades especiais, dentre outras.
Na segunda maior comarca do Estado, o deslocamento da Controladoria para a instalação da Secretaria e a Sala dos Professores e o projeto de reforma da unidade de Campina Grande. Quanto à Secretaria, destaque para o novo site institucional da ESMA, montagem do calendário do CPM e apoio a todas as atividades de ensino e extensão, entre outras.
"A ESMA reassume seu papel de ser o maior patrimônio do Tribunal de Justiça, no seu processo de expansão e reafirmação“, disse o diretor-adjunto na apresentação.
O presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, parabenizou a direção da Escola Superior por estar realizando um grande trabalho na reestruturação da Instituição e na implementação de novos cursos, inclusive de pós-graduação.
"Existem uma sintonia total entre a presidência do Tribunal e a Diretoria da ESMA. Entendo às dificuldades da Escola e estamos trabalhando juntos com a mesma finalidade, de melhorar o ensino, preparar melhor os juízes e servidores, através de convênios firmados com às universidades e outras instituições de ensino", disse o presidente.
Ao término da reunião, a desembargadora Maria das Graças agradeceu a participação de desembargadores, juízes e membros do Conselho Consultivo. "Esse encontro foi grandioso para à Instituição, impulsionou aquilo de bom que há na ESMA e o que a Escola fará de melhor, como já é determinação dessa gestão", afirmou.
Já a coordenadora acadêmica de Campina Grande, juíza Rosimeire Ventura Leite, ressaltou que o encontro foi fundamental e bastante positivo para a continuidade da Escola, no seu processo de formação, além de perspectivas e novidades para os próximos dois anos.
"A ESMA vive um novo momento, com muita mobilização para que haja uma melhor preparação dos magistrados e servidores, vindo a colaborar para a melhoria da prestação jurisdicional", asseverou.
Neste mesmo sentido, o juiz Antônio Silveira Neto parabenizou a direção do estabelecimento de ensino pela realização do evento. "Reunião muito produtiva, onde foi apresentado o planejamento da ESMA e às ações desenvolvidas, até agora, além das metas estabelecidas para 2015 e 2016. De modo que estamos todos integrados e com vontade de trabalhar e participar", afirmou.
A reunião contou também com a presença dos coordenadores acadêmicos, os desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides e Leandro dos Santos, e dos juízes Onaldo Rocha de Queiroga, Marcos Coelho de Salles, Fábio Araújo, Keops de Vasconcelos, Renata Câmara, Silmary de Queiroga Vita e Maria Aparecida Gadelha.
Por Marcus Vinícius








