Estudantes do Curso de Direito da ‘Pitágoras Faculdade’ participam do Projeto Conhecendo o Judiciário
Quarenta alunos do 1º e 4º períodos do Curso de Direito da Faculdade Pitágoras, em João Pessoa, a maioria homens, participaram do “Conhecendo o Judiciário’ do Tribunal de Justiça da Paraíba na tarde dessa segunda-feira(11). O desembargador Leandro dos Santos, coordenador do projeto, recepcionou os estudantes na Sala de Sessões do Tribunal Pleno.
“Sejam bem-vindos a este Tribunal. O projeto não é exclusivo para alunos do Curso de Direito, mas se destina a todos os segmentos da sociedade. O objetivo é aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O importante é que vocês não saiam daqui com dúvidas em relação ao funcionamento do Poder Judiciário”, ressaltou o desembargador Leandro para, em seguida, explicar a composição do Tribunal de Justiça e as atribuições dos seus membros.
A aluna do 1º período do curso de Direito, Layla Oliveira, considerou o Conhecendo o Judiciário muito importante. “Esse projeto nos leva a entender a vivência de um Tribunal, saber como funciona, na teoria e na prática, as sessões das câmaras e do Tribunal Pleno”, ressaltou a estudante. Ela acrescentou que, do encontro, vai levar o incentivo do desembargador, direcionado aqueles que almejam ingressar na magistratura. “Todos vocês são capazes de alcançar este objetivo, basta estudar com afinco”, ressaltou o desembargador Leandro.
A professora da disciplina ‘Introdução ao Direito e Direito Civil III’, Manuela Braga, destacou o desprendimento do desembargador Leandro ao abraçar o Projeto. “Com regularidade, ele dedica parte de seu tempo aos estudantes de Direito. Manuela disse que, mesmo os estudantes tendo recebido, em sala de aula, noções de Direito Civil, Penal, é aqui que conhecem como se dá, na prática, o julgamento de um processo”, ressaltou.
Ainda de acordo com a professora, a participação dos estudantes no encontro é importante, porque, ao saírem da faculdade, terão uma melhor noção sobre o funcionamento da Justiça. Finalizando, ela disse: “Estou bastante satisfeita com a oportunidade que tiveram os estudantes, nessa primeira visita por mim conduzida e, por isso, pretendo voltar mais vezes, assegurou”.
O estudante de Direito, Siderley Trajano da Silva, que participou do projeto pela segunda vez, reconheceu se tratar de um momento esclarecedor para os estudantes. “Já participei de alguns julgamentos nas sessões das câmaras cíveis e criminal. Aconselho que todos participem para que possam conhecer o funcionamento do Judiciário Estadual.
Partilhando da mesma opinião, Adriano Garcia dos Santos, estudante do 6º período do Curso de Direito do Unipê, e que esteve no encontro a convite do desembargador Leandro dos Santos, ressaltou que foi bastante interessante esse conhecimento prévio do funcionamento da Justiça, principalmente, para a formação como advogado.
Por Clélia Toscano