Formação da Brigada de Incêndio do TJPB tem início com instrução no Palácio da Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba deu início à ‘Formação da Brigada de Incêndio’ do Palácio da Justiça, ação que será levada também aos demais prédios do Poder Judiciário estadual paraibano. A primeira instrução com vista à formação aconteceu nesta sexta-feira (11), no prédio-sede do TJPB, localizado na praça João Pessoa, centro da Capital.
A aula inaugural foi aberta pelo coronel Gilberto Moura, gerente de Segurança Institucional do TJPB. “A formação da Brigada de Incêndio é exigência para a regularização dos prédios do Poder Judiciário paraibano”, explicou o coronel.
Em ato contínuo, a tenente-coronel BM Elizete Araújo da Silva ministrou a instrução, com apoio do 3º SGT BM Lenildo Magno de Souza Júnior, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba - ambos à disposição do Tribunal de Justiça.
A formação é composta por aulas práticas e teóricas, com oficinas envolvendo equipamentos, a exemplo de extintor de incêndio. O curso, com duração de quatro horas/aula, conta, ainda, com instruções de primeiros socorros. “A formação tem validade de doze meses”, informou a tenente-coronel BM Elizete.
Participaram da instrução 47 pessoas, entre militares, vigilantes, terceirizados e servidores do Judiciário interessados em integrar a Brigada de Incêndio do Palácio da Justiça.
Sinthia Rennaly, prestadora de serviço no Tribunal, disse que o curso é importante para quem trabalha com o público. “A gente trabalha com o público! É preciso estar preparada, caso aconteça um sinistro!”, declarou.
O segurança Pauliano Batista também falou da importância da capacitação. “O curso proporciona uma formação para ser aplicada não só no trabalho, mas também no cotidiano da nossa vida”, comentou.
Cronograma - A formação terá seguimento na segunda-feira (14), no Fórum Cível da Capital. Em seguida, será realizada na Esma e Corregedoria, na terça (15); depois no Fórum Regional de Mangabeira, quarta-feira (16); e no Fórum Criminal, na quinta (17).
Formação - A instrução para a Formação da Brigada de Incêndio do Palácio da Justiça atende à Norma Técnica nº 17/2024 do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.
Por Valter Nogueira
Fotos: Ednaldo Araújo





















