Conteúdo Principal
Publicado em: 24/01/2024 - 12h21 Atualizado em: 24/01/2024 - 15h49 Comarca: Sousa Tags: Linguagem Simples, Sousa

Juiz da Comarca de Sousa simplifica decisão judicial para compreensão pública

Juiz Natan Figueredo
Juiz Natan Figueredo

O juiz titular da 5ª Vara Mista da Comarca de Sousa, Natan Figueredo Oliveira, tomou a decisão inovadora de publicar uma versão simplificada de decisão judicial. O caso diz respeito a um mandado de segurança no qual o candidato aprovado dentro do número de vagas para o cargo de assistente administrativo no Município de Sousa, que não havia sido nomeado, apesar de sua aprovação, alegou a existência de contratações temporárias ilegais ocupando a vaga.

A liminar deferida pelo juiz determina que o Município de Sousa nomeie o candidato, considerando a existência de contratação temporária irregular. No final da decisão, Natan atenta pela necessidade de uma comunicação mais clara e inclusiva e resumiu o conteúdo do processo em uma linguagem simples para facilitar o entendimento por pessoas sem formação jurídica. Na versão simplificada da decisão, o juiz explicou que o candidato tem o direito de ser nomeado, pois passou no concurso público e as contratações temporárias realizadas pela Prefeitura foram inadequadas.

Natan Figueredo disse que, recentemente, foi procurado por um jurisdicionado que alegou ter uma situação jurídica semelhante à de outra pessoa, mas não compreendeu o que estava dito na decisão e, por isso, não sabia se deveria ou não buscar um advogado. “Compreendi, então, a necessidade de melhorar a comunicação, em especial em relação a decisões de maior interesse social”, comentou o magistrado.

O juiz lembrou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem recomendado medidas nesse sentido,  instando a adoção de ações que melhorem a comunicação com a sociedade. “Por isso, neste caso propus uma abordagem alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para a inclusão social e melhoria na democratização de acesso à Justiça”, destacou Natan Figueredo. A iniciativa do juiz está em conformidade com a Recomendação nº 144/2023 do CNJ, que representa um marco importante na promoção da transparência e compreensão das decisões judiciais.

Por Fernando Patriota

 

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611