Conteúdo Principal
Publicado em: 14/06/2019 - 10h23 Comarca: Guarabira Tags: Juiz José Geraldo Pontes

Juiz José Geraldo Pontes é homenageado com Comenda de Mérito Jurídico na Comarca de Guarabira

O juiz titular da Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) de João Pessoa, José Geraldo Pontes, recebeu a comenda de Mérito Jurídico “Promotor Wildes Saraiva”, pela Câmara Municipal de Guarabira. A homenagem aconteceu nessa quinta-feira (13) e a iniciativa foi do vereador Saulo Fernandes dos Santos. Durante a solenidade de entrega do título, o magistrado, que é natural daquele Município, fez um breve histórico de sua vida, falou da sua passagem pelo Poder Legislativo e mencionou a sua trajetória de advogado, promotor de justiça, professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e juiz. 

“A justiça é à base da prosperidade e o que há de mais sagrado na vida de uma nação”, destacou José Geraldo Pontes, em seu discurso. Ele relembrou os operadores do direito da sua terra natal, a exemplo do desembargador Manoel Fonseca Xavier de Andrade, que foi o primeiro presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba. O juiz, ainda, falou da importância de ter inaugurado o Fórum Augusto de Almeida, criado o primeiro Conselho Tutelar de Guarabira, participado da instalação da Comarca de Araçagi e da Penitenciária João Bosco Carneiro. 

O juiz enalteceu seu primo advogado, Vicente Claudino de Pontes, considerado um grande tribuno nos júris que realizou. Geraldo Pontes encerrou seu discurso com a citação do filósofo Aristóteles: “A grandeza não consiste em receber as honras, mas em merecê-las”. 

Currículo – José Geraldo Pontes é filho de Geraldo Pontes e de Maria Claudino de Pontes, Casado com Célia de Paiva Araújo Pontes, o juiz tem três filhos e é formado em Agronomia e Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Por 12 anos, o magistrado trabalhou na antiga Ceasa (Centrais de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros, hoje Empasa. Assumiu a cadeira de vereador, em Guarabira, na legislatura de 1982/1988. Na UEPB de Guarabira, foi professor das disciplinas de Direito Constitucional, Processual Penal e Prática Forense. O homenageado também foi promotor de Justiça nas comarcas de Caiçara e Belém. Autuou como juiz nas comarcas de Cabaceiras, Pirpirituba, Guarabira, Bayeux e João Pessoa, acumulando a Justiça Eleitoral e substituiu o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, em 2011, no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Por Fernando Patriota
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611