Conteúdo Principal
Publicado em: 12/05/2023 - 14h30 Comarca: João Pessoa Tags: Descarte, Processos, Capital

Mais de 96 mil processos de varas judiciais de fóruns da Comarca da Capital serão descartados

Foto da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJPB na avaliação de processos para descarte
Processos digitalizados vão para descarte

Mais de 96 mil processos das varas judiciais dos Fóruns Cível, Infância e Juventude, Criminal e Mangabeira, da Comarca da Capital, serão descartados. Os Editais de Ciência e Eliminação de cada unidade judicial, foram publicados pelo Comitê Permanente de Preservação e Gestão Documental (COMPPGED). Os atos, assinados pelo presidente do Comitê, desembargador Marcos William de Oliveira, estão disponíveis no DJe de segunda, na página 3, e na quarta-feira (10), na página 4.

De acordo com os editais: são 81.341 processos no Fórum ‘Desembargador Mário Moacyr Porto’ e 1.072 feitos, no da Infância e Juventude. No Fórum Criminal ‘Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo’ são mais 7.120 processos e outros, 7.091 feitos para eliminação no Fórum ‘Desembargador José Flóscolo da Nóbrega, em Mangabeira. “São feitos digitalizados e migrados para o Processo Judicial eletrônico, das unidades judiciárias vinculadas aos respectivos fóruns da Capital, cuja temporalidade não indica guarda permanente”, ressaltou a gerente de Projetos do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ana Caroline Leal de Vasconcelos.

A gerente de Projetos, que faz parte da Comissão de Preservação, informa que os descartes dos processos migrados para o PJe eram realizados, anteriormente, de forma independentemente em cada fórum do Estado e, agora, somente o Comitê Permanente de Preservação e Gestão Documental está autorizado de fazer essa eliminação documental.

“Neste momento, somente o Comitê Permanente de Preservação e Gestão Documental está autorizado de fazer a publicação dos descartes dos processos. Enquanto não houver uma ferramenta, que está em processo de desenvolvimento pela Ditec para automatizar o procedimento, essa atividade ficará restrita ao COMPPGED”, disse Carol Leal. Ela ressaltou, ainda, que os fóruns do Estado serão notificados quando houver sido concluindo o levantamento dos feitos aptos ao descarte dos respectivos.

Ainda segundo o referido edital, transcorrido o prazo de 45 dias da publicação, caso não haja oposição, serão eliminados os documentos. Os interessados, no prazo citado, poderão requerer, às suas expensas, o desentranhamento de documentos ou cópias de peças do processo, mediante petição, com a respectiva qualificação e demonstração de legitimidade do pedido, dirigida à Diretoria do Fórum de cada unidade.

Por Marcus Vinícius

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611