Conteúdo Principal
Publicado em: 07/12/2023 - 15h51 Atualizado em: 11/12/2023 - 11h38 Tags: Tecnologia, Nova Central, Eficiência

Nova Central de Serviços de TI do TJPB alcança 97,59% de eficácia em novembro

Tecnologia

A Central de Serviços de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba registrou um total de 3.945 chamados em novembro. Dos quais, 3.850 foram resolvidos, o que representa 97,59% na taxa de resoluções. O novo mecanismo, que está em vigor desde 26 de outubro, tem como objetivo oferecer soluções rápidas e eficientes para assegurar o bom funcionamento dos serviços e sistemas do Poder Judiciário paraibano.

De acordo com informações da Gerência de Atendimento do TJPB, do total de chamados registrados 72,54% foram via Portal do Usuário, 25,70% por telefone e 1,76% através do Chat Bot e dispositivos móveis. O Processo Judicial eletrônico (PJe) é o principal sistema dentre os utilizados no âmbito do Tribunal de Justiça, a categoria de sistemas judiciais representa 46% do total dos chamados, seguidos por estação de trabalho (11%), sistemas administrativos (8%) e contas e acessos (7%). 

O gerente de Atendimento da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fábio Alencar, informou que o atual contrato dispõe de equipes que abrangem todos os níveis de atendimento e acompanham todo o ciclo de vida dos chamados. “Possuímos um grupo de trabalho exclusivo para monitorar os serviços e sistemas, fornecendo apoio a eventos, atendendo ao plantão judicial e as visitas técnicas”, pontuou. 

Ele ainda destacou que por meio deste instrumento, foi possível disponibilizar um portal do usuário com novo sistema de gerenciamento de serviços de TI integrado a soluções, que permitem o registro de chamados por telefone, chat, whatsapp e google chat com a utilização de inteligência artificial. 

“Apesar de toda mudança gerar impacto e resistência, a aceitação dos usuários aumenta a cada semana. A Ditec vem se esforçando em realizar, diariamente, os ajustes e melhorias apontadas pelos usuários e constatadas por suas equipes técnicas, de modo a adequar as ferramentas e serviços disponíveis de acordo com as suas reais necessidades”, realçou Fábio Alencar. 

O gerente reforçou a importância dos usuários responderem as pesquisas de satisfação, bem como realizarem sugestões de melhorias. “O índice de usuários que respondem as pesquisas ainda é muito baixo, a meta que pretendemos alcançar de satisfação é de 90%”, enfatizou.

Os Atendimentos por meio do WhatsApp e Google Chat já contam com automatização de serviços, sendo possível redefinir senhas e instalar automaticamente aplicativos. “Com a utilização destas soluções, o TJPB dará um grande salto de qualidade como fornecedor de serviços de TI que adota as melhores práticas e recomendações técnicas de mercado, em especial o framework ITIL, as ISO 9001, ISO 20000 e ISO 27001, bem como as normas da ABNT”, reforçou o gerente Fábio Alencar. 

Por Maria Luiza Bittencourt (estagiária)

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611