Conteúdo Principal
Publicado em: 18/12/2018 - 19h05 Atualizado em: 23/09/2020 - 16h55 Tags: Nupemec

Nupemec promove acordo entre Energisa e restaurante da Capital em uma ação que tramitava há 11 anos

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), promoveu, na tarde desta terça-feira (18), um acordo entre a empresa Energisa S.A. e o restaurante A Dega do Zeca, em uma ação judicial que tramitava 11 anos. Em pouco mais de meia hora, os representantes das partes envolvidas no processo concordaram com a proposta feita pelas mediadoras do Núcleo, e assinaram os termos de uma nova negociação, com vista ao pagamento, por parte do restaurante, de uma dívida de R$ 150 mil.

De acordo com os autos, o restaurante A Dega do Zeca, de propriedade de Zacarias Almeida de Vasconcelos, localizado no Bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa, tinha uma dívida junto à Energisa, no valor de R$ 150 mil, devido ao não pagamento de conta referente a fornecimento de energia elétrica, o que, após algumas negociações sem sucesso, resultou no corte de luz. 

Ante o impasse, que durou mais de uma década, a solução foi buscar um acordo por meio  do Nupemec, segundo informaram os advogados Geraldez Tomaz Filho e Luiz Gonçalo da Silva Filho, representantes da Energisa e do restaurante, respectivamente.

O advogado Geraldo Tomaz disse que, para a Energisa, o acordo foi fundamental, devido  à necessidade de receber o que lhe é devido, mesmo que de forma negociada. “A partir de agora, a página vira entre as partes, é um novo momento na relação entre a Energisa e o restaurante”, comentou. 

Geraldez Tomaz falou, também, da importância do Nupemec na solução do conflito. “Não é a primeira vez que participamos de negociação no Tribunal, por meio do Núcleo. A Energisa sempre se dispôs a fazer acordo, seja no 1º ou no 2º Grau”, arrematou. O advogado Luiz Gonçalo reforçou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça no alcance positivo dos resultados das demandas.

Presente na audiência, após assinar o termo de acordo, o proprietário do estabelecimento  Zacarias Almeida de Vasconcelos, assim se pronunciou: “Realmente, foi muito bom esse acordo. A gente vinha convivendo com esse problema, e isso gerava uma pressão muito grande. Então, ficamos satisfeitos, pois chegamos a um ponto que agradou as partes. Agora, vamos respirar sem pressão, e esperamos melhorar o movimento em nosso negócio para honrar o compromisso assumido hoje”. 

Mediação – Aturam na negociação as mediadoras judiciais Lúcia Maria de Sousa Silva, Vanessa Rúbia Melo Ramalho e Janecleide Lázaro Oliveira. 

Nupemec – Dirigido pelo desembargador Leandro dos Santos, com o auxílio dos diretores adjuntos, juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior, Fábio Leandro de Alencar Cunha e Bruno Azevedo.
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611