Servidora do TJPB lança livro ‘Canhotinho; o encantador repentista’ na próxima quinta-feira
A analista Judiciária, Maria do Socorro Fernandes da Costa, em exercício na Gerência de Desenvolvimento, Controle e Acompanhamento do Tribunal de Justiça, lançará, no próximo dia 21 (quinta-feira), às 18h30, no Auditório do Shopping Sebrae, localizado no Bairro dos Estados, em João Pessoa, o livro ‘Canhotinho; O encantador repentista”. O livro conta a vida e obra de Elísio Félix da Costa, um dos maiores poetas repentistas da Paraíba.
Esta é a primeira publicação da servidora, que é neta do poeta, e que depois de anos de pesquisas junto a cantadores, livros, jornais, e munida de recortes, documentos e depoimentos de familiares, conseguiu recuperar a história do cantador nascido em Taperoá, que destacou-se por criar as mais belas poesias líricas da história do repente, mesmo diante de dificuldades advindas do fato de ser muito pobre, negro e analfabeto.
Segundo a autora, seu avô tinha a inspiração durante a cantoria e compunha seus versos, que eram decorados pelos apologistas presentes e depois copiados e entregues ao poeta. Em outras ocasiões, pedia a seu filho ou a outras pessoas próximas para escreverem as poesias que criava”, comentou Maria do Socorro Fernandes da Costa.
“Infelizmente não cheguei a conhecê-lo, mas passei a vida ouvindo meu pai falar sobre sua carreira e sobre seu esforço e superação, diante das dificuldades, o que me levou a querer contar a sua história”, disse a Analista Judiciária. O livro já está disponível para pré-venda, até a véspera do lançamento. Outras informações, por meio do Whatsapp (83) 99908-8383.
Por Fernando Patriota