Conteúdo Principal
Publicado em: 13/10/2021 - 09h44 Tags: Infância e Juventude, Adoção, curso, ESMA

Terceiro Curso de Preparação para Adoção do TJPB será realizado em novembro

Arte sobre adoção com um homem, uma mulher e duas crianças

O terceiro Curso de Preparação Psicossocial, Pedagógica e Jurídica para Adoção de 2021, na modalidade EaD, será realizado em novembro. Os detalhes da capacitação foram definidos em reunião virtual realizada entre o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), Desembargador Ricardo Vital de Almeida, o e o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa (unidade responsável pelo conteúdo do curso), Adhailton Lacet Correia Porto, na sexta-feira (8). Os dias do Curso serão divulgados esta semana.

Os dois primeiros cursos foram realizados durante os meses de janeiro, fevereiro, maio e junho deste ano. Para se inscrever, é necessário que os interessados já tenham ingressado com a ação de habilitação para adoção. Ainda participaram da reunião, o diretor Adjunto da Esma, juiz Antônio Silveira Neto, a assessora pedagógica da Escola, Daiane Lins da Silva Firino, e integrantes da equipe técnica da 1ª Vara da Infância e Juventude.

Segundo Adhailtpn Lacet, “A Escola, que disponibiliza a plataforma digital para o Curso, sempre apoiou as iniciativas da nossa unidade judiciária, bem como a expansão desta capacitação às demais varas das cinco circunscrições do Tribunal de Justiça da Paraíba, que atuam nesse segmento do Direito”, adiantou Adhailton Lacet.

Um dos pontos abordados, durante o Curso, é a questão das adoções necessárias, isto é, de trabalhar com os requerentes a importância de assegurar às crianças e adolescentes que, efetivamente, aguardam por adoção, no Brasil inteiro. “Esse é um ponto no qual temos obtido bastante sucesso, uma vez que, após a participação no Curso, é comum que os requerentes manifestem vontade de alterar o perfil desejado para o futuro adotando”, informou o analista judiciário e psicólogo do TJPB, que atua na 1ª Vara da Infância, Thomaz Mota. Em todas essas etapas, assistentes sociais, pedagogas e psicólogas trabalham visando, também, preparar os requerentes para a adoção.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611