Conteúdo Principal
Publicado em: 16/08/2022 - 19h14 Atualizado em: 17/08/2022 - 13h45 Comarca: Sousa Tags: Coordenadoria da Mulher, Agosto Lilás, Por uma Vida Livre de Violências, Sousa

TJPB participa da abertura do “Agosto Lilás: Por uma Vida Livre de Violências” em Sousa

-

A coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, Caroline Silvestrini Rocha participou, nessa segunda-feira (15), da abertura da Campanha “Agosto Lilás: Por uma Vida Livre de Violências”, na cidade de Sousa. O evento, que ocorreu na sede do Procon Municipal, foi marcado pela realização do 1º Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres em Sousa.

A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – CMDM e a Casa de acolhimento Provisório da Mulher, ambos de Sousa, com o apoio do TJPB, Secretaria de Assistência Social, Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Mulher e da diversidade Humana.

A magistrada Caroline Silvestrini explicou que o encontro foi uma oportunidade para que pudessem entender melhor o ciclo da violência, bem como, de conhecer os canais de denúncias, a importância da divulgação e do apoio às vítimas da violência doméstica, de forma que tenham meios de romper com o ciclo.

-

“Foi muito gratificante verificar o auditório cheio no nosso primeiro encontro da Rede, demonstrando que estão todos envolvidos e empenhados no fortalecimento das ações de combate â violência contra a mulher. Esse foi apenas um dos diversos eventos realizados durante o mês de agosto, inclusive nesta terça-feira, teremos a divulgação do Selo de Enfrentamento à Violência Doméstica nos estabelecimentos comerciais de Sousa”, ressaltou a magistrada.

Em Catolé do Rocha – Nesta terça-feira (16), a partir das 15h, acontecerá a solenidade virtual da Campanha Agosto Lilás em Catolé do Rocha. A campanha Agosto Lilás tem por objetivo promover o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A intenção é divulgar a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), que completou, neste mês, 16 anos de vigência. A ação visa sensibilizar a sociedade e propagar a conscientização acerca do enfrentamento à violência contra a mulher.  

Os números da violência, de acordo com dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH) demonstram que, apenas no primeiro semestre de 2021, foram registradas 72.839 notificações pelo Ligue 180, canal onde são feitas denúncias de casos de violência contra a mulher. Conforme o levantamento, a violência física foi o crime de maior incidência, totalizando 34 mil casos, vindo em seguida a violência psicológica, com 24.378, e a violência sexual, computando 5.978 casos.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611