Conteúdo Principal
Publicado em: 28/05/2024 - 11h01 Atualizado em: 28/05/2024 - 11h32 Tags: Workshop, Tecnologia, Segurança

TJPB realizará Workshop de Cibersegurança para magistrados, servidores e colaboradores 

..

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizará, no dia 6 de junho, um Workshop de Cibersegurança voltado para a capacitação de magistrados, servidores e colaboradores, na área de Segurança da Informação. O evento será virtual e ministrado por um dos principais especialistas do setor, com expertise internacional, Galeno Garbe. 

O workshop está previsto para começar  às 10h pelo aplicativo Zoom, que deve ser baixado pelos participantes que ainda não tenham a ferramenta à disposição. O link para acesso ao workshop será disponibilizado pela Intranet e outros canais de comunicação internos do TJPB - como o e-mail -, uma vez que o público-alvo são os usuários do TJPB. Os interessados só precisam acessar o link no horário agendado e participar.

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Ricardo Vital de Almeida, enfatizou que o fortalecimento da postura de segurança da informação no Tribunal passa, necessariamente, por ações de conscientização e capacitação dos magistrados e servidores. 

-
Desembargador Ricardo Vital: diretor da Esma

“Na qualidade de presidente do Comitê de Segurança da Informação e diretor da Escola da Magistratura daremos o apoio necessário para que nossa instituição seja elevada a um patamar de excelência no que diz respeito à Ciber Segurança”, realçou o desembargador.

Já o diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson, pontuou que o  Workshop vem marcar o início do projeto de conscientização sobre segurança da informação no Tribunal de Justiça. 

Ele explicou que a formação faz parte da Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ), instituída por meio da Resolução 396/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O normativo determina que os órgãos do Poder Judiciário realizem sistematicamente este tipo de ação, criando um ambiente organizacional mais consciente e preparado para proteger os dados institucionais, se tornando uma meta desafiadora para qualquer órgão.

-
Ney Robson Medeiros: diretor de Tecnologia da Informação

“O evento buscará tratar este tema de forma leve, baseado em situações do cotidiano de forma a ajudar nossos usuários no enfrentamento das ameaças digitais, ao mesmo tempo em que nos coloca alinhados com as melhores práticas de segurança cibernética atuais”, reforçou Ney Robson. 

O coordenador de Segurança da Informação (Ditec), do TJPB, Francisco dos Santos Magalhães, ressaltou que o objetivo maior da capacitação é trazer essa conscientização para a importância da Segurança da Informação, de forma a proteger todos das ameaças virtuais.

“Este workshop é uma oportunidade para os usuários atualizarem seus conhecimentos sobre as principais ameaças virtuais, como phishing, golpes online, ransomware, malware e outros tipos, que podem colocar em risco os dados pessoais e institucionais, além promover  a cultura da Segurança da Informação no Tribunal de Justiça da Paraíba”, explicou Francisco Magalhães.

Durante o Workshop de Cibersegurança serão abordados temas como Proteção contra Phishing e Golpes Online, Navegação Segura na Internet, Proteção do seu celular, Senhas Seguras, Proteção contra Ransomware e Malware.

Galeno Garbe - É sócio executivo na Gartner do Brasil. Com mais de 30 anos de experiência em cibersegurança e em tecnologia da informação, Galeno Garbe participou de projetos em 15 países e possui 12 das principais certificações internacionais do mercado. Ele liderou iniciativas em cibersegurança, na América Latina, para a maior indústria de carros do mundo, dentre vários outros trabalhos.

Por Nice Almeida

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611