Tribunal de Justiça da Paraíba vai aderir ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial
O magistrado Jailson Shizue Suassuna foi designado pela Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba , como gestor local, para representar a instituição na adesão ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial. Ele participará do “II Seminário de Questões Raciais no Poder Judiciário”, no dia 04 de setembro, das 9h30 às 18h, no Auditório do Conselho Nacional de Justiça.
O Seminário tem a finalidade de debater as principais políticas de ações afirmativas para promoção da equidade racial e apresentar o Programa Nacional de Promoção da Equidade Racial no Poder Judiciário, por meio do qual serão desenvolvidas as referidas ações pelos partícipes e por todos os tribunais brasileiros que aderirem ao Pacto Nacional .
Ao retornar do evento nacional o magistrado Jaílson Suassuna, repassará os encaminhamentos definidos no Seminário do CNJ ao Grupo de Trabalho Igualdade Racial, coordenado pela vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.
O GT se reuniu nessa segunda-feira (21), para tratar sobre o planejamento das ações afirmativas dentro do Judiciário paraibano, tendo em vista a necessidade de prevenção e combate, na perspectiva educativa, contra o racismo estrutural, momento em que os membros apresentaram sugestões. Dentro da pauta, teve continuidade as discussões sobre a construção do Relatório, com as contribuições para que o mesmo possa ser finalizado até a sexta-feira (25).
Participaram do encontro de trabalho o juiz auxiliar da vice-Presidência, Ely Jorge Trindade, o coordenador adjunto do GT, juiz Jaílson Suassuna, o magistrado Manoel Abrantes, o diretor de Gestão de Pessoas, Einstein Roosevelt Leite, e as servidoras Daiane Lins (Esma), Viviane Rodrigues (1º Grau) e Roberta Carvalho (supervisora da GEPRO).
Por Lila Santos