Conteúdo Principal
Publicado em: 14/12/2021 - 17h00 Atualizado em: 14/12/2021 - 17h03 Tags: Infância e Juventude, curso, Adoção, Online

Vara da Infância e Juventude de Campina Grande conclui segunda edição do Curso online para Adoção

arte sobre curso de adoção online

A segunda edição do Curso de Pretendentes à Adoção da Comarca de Campina Grande foi concluída no último dia 9 de dezembro. A formação, que aconteceu por meio virtual, durante três dias, foi promovida pela Vara da Infância e Juventude e contou com a participação 28 postulantes de Campina e 13 de outras comarcas. Além disso, convidados também participaram, dentre eles o Grupo de Apoio à Adoção “Laços de Afeto”, os coordenadores das Casas de Acolhimento Municipal e pessoas que já adotaram em Campina Grande e compartilharam as experiências vividas.

Segundo informou o juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Campina, Perilo Lucena, o curso é uma exigência na formação do cadastro de adotantes e inserção no Sistema Nacional de Adoção (SNA) gerenciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Foram realizadas atividades expositivas, dando espaço de fala aos postulantes, com dinâmicas adaptadas à realidade da ferramenta utilizada para o curso e uso de outros recursos audiovisuais e midiáticos”, explicou o magistrado.

O juiz auxiliar da Infância e Juventude de Campina Grande, Hugo Gomes pontuou como muito importante o Curso para qualificar as pessoas que pretendem adotar. “Sobretudo, a respeito das responsabilidades que exercerão na qualidade de cidadãos que garantirão o direito fundamental da convivência familiar de crianças e adolescentes, que serão futuramente adotados”, pontuou.

A psicóloga e Coordenadora da equipe psicossocial cível, Lavínia Vasconcelos salientou que no curso são trabalhadas questões jurídicas, envolvendo os magistrados da VIJ; aspectos importantes dos projetos de entrega legal e programa acolher. “Inclusive com a abordagem sobre situações e seus reflexos psicológicos e criminais, bem como, questões sociopsicopedagógicas da adoção; apadrinhamento; adoção “tardia” e outros temas”, comentou.

Lavínia Vasconcelos observou, do mesmo modo, que, visando a aproximação e fluxo de informações entre as equipes e os participantes, dentro da perspectiva “Justiça multiportas”, por ser uma das diretrizes da VIJCG, foi criado um grupo em aplicativo de conversação nas redes sociais, para compartilhar questões pertinentes ao curso, além de repassar os materiais utilizados e também outras contribuições para reflexão sobre a adoção, como lista de filmes e literatura sobre a temática.

Para a assistente social da Vara da Infância de Campina Grande, Viviane Rodrigues Ferreira, a segunda edição do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção da Comarca de Campina Grande ocorreu de forma síncrona, sendo foi muito bem avaliada pelos habilitandos, pois viabilizou a participação de jurisdicionados de diversas comarcas. “Tivemos nessa edição o número máximo de participantes que poderíamos atender e avaliamos que nesse formato foi possível orientar, acolher e compartilhar experiências valiosas, que auxiliam a compreensão de todos os presentes a respeito da adoção”, arrematou.

Por sua vez, a coordenadora do Laços de Afeto (Grupo de Apoio à Adoção de Campina Grande), Simone Aciole realçou como fundamental o curso preparatório para a adoção, de maneira que o postulante tenha a oportunidade de conhecer diferentes aspectos desse processo. “A adoção é muito mais que um processo legal. Vai além, muito além. E no curso é apresentada a oportunidade de refletir sobre esse caminho que tem os seus desafios, mas que é muito bom de ser vivido”, enfatizou a coordenadora.

Ela complementou que a Vara de Infância e Juventude de Campina Grande, mais uma vez, permitiu que o Laços de Afeto estivesse presente nesse momento tão rico. “Proporcionando a apresentação do grupo de apoio à adoção aos postulantes e, consequentemente, permitindo a eles a chance de se aprofundarem nesse universo, a partir do convite de estarem juntos a todas as famílias que fazem parte do grupo”, concluiu.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611