Conteúdo Principal
Publicado em: 14/12/2022 - 14h26 Tags: Infância e Juventude, Adoção, curso, Infância e Juventude

1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa inicia terceiro Curso de Preparação à Adoção deste ano

Juiz da Infância e Juventude Adhailton Lacet

Com 50 pessoas inscritas, a equipe do Cartório da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de João Pessoa deu início, na manhã desta quarta-feira (14), a mais um Curso de Preparação Psicossocial, Pedagógica e Jurídica para Adoção 2022.3. A capacitação é um dos requisitos básicos para toda pessoa que pretende doar uma criança ou um adolescente e é promovido, sistematicamente, pelo Poder Judiciário estadual.

Este é o terceiro Curso de Adoção, só este ano, e os pretendentes terão até o mês de janeiro para acessar a plataforma EaD da Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba, acompanhar os módulos e realizar as atividades propostas. Em janeiro, será feita uma chama de encerramento.

O encontro de trabalho virtual foi coordenado e teve como palestrante o juiz titular da unidade judiciária, Adhailton Lacet Correia Porto. “A 1ª Vara da Infância e da Juventude vem elaborando esse curso com a participação de vários profissionais, inclusive com integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, além de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Toda essa experiência é convertida em produção de conhecimentos psicossociais e jurídicos para todos os pretendentes à adoção”, pontuou o juiz.

Conforme o analista judiciário e psicólogo do TJPB, Thomaz Rocha, a abertura do Curso foi organizada pelo Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem) da 1ª Circunscrição de João Pessoa, que corresponde a equipe da 1ª Vara da Infância e Juventude. “Como o curso é feito na modalidade de ensino a distância, a continuidade da parceria com a Escola Superior da Magistratura é necessária e fundamental”, destacou Rocha.

Segundo a também analista judiciária e psicóloga do Napem da 1ª Circunscrição, Carolina Costa, o Curso Preparatório de Adoção é dividido nos seguintes módulos: Aspectos Jurídicos da Adoção; Aspectos Sociais da Adoção; Aspectos Psicológicos da Adoção; e Adoções Necessárias; Programa Acolher; Acolhimento Institucional e Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes; e Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). O programa ainda traz depoimentos, perguntas e respostas sobre adoção, dicas de livros e filmes sobre adoção e dúvidas frequentes.

Por Fernando Patriota

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611