Conteúdo Principal
Publicado em: 20/10/2015 - 10h40 Atualizado em: 20/10/2015 - 10h43 Tags: Infância e Juventude, Audiências concentradas

Audiências concentradas em abrigos da Capital serão retomadas nesta terça-feira (20)

Juiz Adhailton Lacet - titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de JP

Serão retomadas, a partir desta terça-feira (20), as audiências concentradas realizadas pela 1ª Vara de Infância e Juventude da Capital, para verificar a situação das 85 crianças e adolescentes internos em casas de abrigo na Capital paraibana. Até o momento, 66 crianças foram ouvidas; oito, foram reintegradas às famílias e uma foi adotada.

Nesta terça, serão ouvidas crianças e adolescentes da Missão Restauração, no bairro de Jaguaribe, a partir das 13h. Já na quarta-feira (21), a equipe multidisciplinar segue para a Casa de Acolhida Masculina, em Manaíra. No dia 22 (quinta-feira) é a vez da Casa de Acolhida Feminina, em Jaguaribe, também a partir das 13h. E no dia 27 (terça-feira), a situação de crianças da Casa Shalon (Bessa) será revisada.

“Buscamos com estas audiências tentar uma solução, visando à reintegração da criança ou adolescente à família biológica, natural, ou à família extensa, ampliada, ou seja, tios, avós e outros parentescos”, explicou o juiz Adhailton Lacet, titular da 1ª Vara de Infância e Juventude da Capital.

Quando à reintegração não é viável, o magistrado acrescentou que a criança é destituída do Poder familiar e disponibilizada para adoção. “Mas, quando não acontece nem uma coisa, nem a outra, elas permanecem acolhidas. Nestes casos, fazemos um trabalho de autonomia dos adolescentes, para quando eles completarem 18 anos, como encaminhamentos para programas de jovem aprendiz, por exemplo”, ressaltou.

As audiências concentradas já ocorreram na Aldeia Infantil S.O.S (Mangabeira), Casa Morada do Betinho (Bancários), Lar da Criança Jesus de Nazaré (Treze de Maio), Casa de Passagem (Centro) e Lar Manaíra (Bairro dos Estados).

Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611