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Publicado em: 19/11/2024 - 15h04 Comarca: Guarabira Tags: CEJUSC, Guarabira, Solução de Conflitos

Cejusc de Guarabira obtém mais de R$250 mil em acordos firmados no mês de outubro

As audiências de conciliação ocorreram no Fórum de Guarabira
As audiências de conciliação ocorreram no Fórum de Guarabira

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Guarabira divulgou seu desempenho, em termos de produtividade, referente ao mês de outubro, registrando o valor de R$258,105,96 em acordos firmados. Os dados fornecidos pela unidade mostram que foram atendidas 365 pessoas e realizadas 100 audiências durante o mês passado.

A unidade judiciária é coordenada pela juíza Kátia Daniela de Araújo e faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, sob coordenação do desembargador José Ricardo Porto. Os Centros objetivam proporcionar um ambiente neutro e fornecer à comunidade um serviço de conciliação e mediação de alta qualidade, com o auxílio de profissionais capacitados.

A Comarca de Guarabira participa, desde o ano de 2016, da Semana Nacional de Conciliação (SNC), promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que neste ano foi realizada entre os dias 4 a 8 de novembro. A unidade teve participação relevante e obteve o montante de R$38.074,40, referente a acordos firmados em audiências conciliatórias, com 115 pessoas atendidas e 30 audiências realizadas.

Para o supervisor do Cejusc, Jesiel Rocha, as atividades da SNC visaram selecionar casos com potencial de acordo e envolver ativamente as partes no processo. “O Cejusc de Guarabira, participante desde 2016, mantém o compromisso de buscar soluções consensuais, realizando audiências e promovendo acordos que impactam positivamente na pacificação social e na eficiência judicial”, concluiu o supervisor.

O Cejusc de Guarabira atende, ainda, as regiões de Araçagi, Cuitegi, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba e Serra da Raiz. Para acessar a unidade judiciária, o cidadão deve buscar atendimento pré-processual presencialmente no Fórum Dr. Augusto Almeida, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (83) 99306-3210, no mesmo horário. Caso deseje realizar uma reclamação pré-processual, o(a) interessado(a) poderá acessar o link, disponibilizado pelo WhatsApp do Cejusc, e preencher o formulário com as informações necessárias do caso.

Após registrar a reclamação, o Cejusc marca uma sessão e encaminha uma carta convite às partes envolvidas. Conforme o tipo de conflito, pode ser necessário apresentar documentos importantes, como: contratos, recibos, identidade, CPF, comprovante de residência, entre outros.

Na data agendada, o cidadão deve comparecer ao Cejusc no horário estipulado, onde será recebido por um mediador ou conciliador, profissionais capacitados para promover o diálogo entre as partes e auxiliar na busca por um acordo.

Por Clara Ferreira (estagiária)

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