Conteúdo Principal
Publicado em: 26/07/2022 - 16h12 Atualizado em: 29/07/2022 - 09h08 Comarca: Alhandra, São Bento Tags: Comissão de Segurança, Acesso Seguro, Treinamento

Comarcas de São Bento e Alhandra passam por treinamento virtual do Acesso Seguro

Servidores da Comarca de São Bento em treinamento virtual
Servidores da Comarca de São Bento em treinamento virtual

Servidores e agentes de Segurança das Comarcas de São Bento e Alhandra participaram da reciclagem, por videoconferência, de procedimentos do projeto Acesso Seguro. A finalidade é promover o aperfeiçoamento das pessoas que operam o sistema nas unidades judiciárias onde foi implantado. 

A capacitação é realizada pela coordenação do projeto Acesso Seguro, que funciona com mecanismos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários que acessam os prédios do Poder Judiciário estadual. 

A iniciativa integra as ações da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador-adjunto o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques. O Acesso Seguro tem como gestora a magistrada Michelini Jatobá, auxiliar da Vice-Presidência.

Conforme explicou o coordenador do projeto, Jardel Rufino, também, responsável por ministrar as formações, os trabalhos seguem orientações da Presidência do TJPB, Comissão de Segurança e Gestão do Acesso Seguro, no sentido de reforçar a qualidade do trabalho desempenhado pelos agentes de segurança e servidores. 

“O aperfeiçoamento contínuo propicia melhoria substancial da segurança no ambiente de trabalho e na prestação do serviço ao jurisdicionado. Foi desenvolvendo essas reciclagens que verificamos o aumento na detecção dos mandados de prisão dos usuários que ingressam aos prédios do Judiciário estadual”, frisou Jardel Rufino, destacando, ainda, ser a capacitação essencial e eficaz para o momento de retorno das atividades presenciais nos Fóruns.

Na opinião da gerente do Fórum de São Bento, Francisca Fernandes de Araújo, a iniciativa foi muito importante, salientando, do mesmo modo, a relevância do funcionamento do Acesso Seguro na comarca. “Temos um cadastro de acesso às pessoas que entram no Fórum, sendo mais uma forma de segurança para servidores e magistrados, vindo para melhorar os serviços na comarca”, disse.

Foto do Juiz Antônio Eimar com servidores no treinamento virtual
Juiz Antônio Eimar de Lima acompanha servidores na "reciclagem virtual do Acesso Seguro"

Já a gerente do Fórum de Alhandra, Ida Maria dos Santos ressaltou que a reciclagem foi de grande importância, e serve como meio para prevenção de futuros problemas.

Durante a reciclagem os participantes recebem orientações sobre o projeto; a funcionalidade do Mobiliário (Recepção, Cabine blindada, Armário e Caixa de Areia); demonstração por slide do ingresso de um visitante nos fóruns; a forma correta para desmuniciamento de armas; informações gerais sobre a Resolução 11/2017 (normas para o acesso de usuário armado) e a condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso “Visit”.

Além disso, eles também são capacitados em Procedimentos de abordagem, Normas de segurança, Relação Interpessoal e Posicionamento e Postura do Agente de Segurança.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611