Conteúdo Principal
Publicado em: 25/05/2023 - 16h51 Atualizado em: 31/05/2023 - 17h33 Comarca: Alagoinha, Bananeiras, Belém Tags: Comissão de Segurança, Acesso Seguro, Alagoinha, Bananeiras, Belém, Solânea

Equipe do Acesso Seguro realiza inspeções técnicas em Comarcas no brejo paraibano

Equipe do acesso seguro na Comarca de Solânea
Equipe do acesso seguro na Comarca de Solânea

Inspeções técnicas, com verificação “in loco”, dos equipamentos instalados nas unidades judiciárias estão sendo realizadas, esta semana, por integrantes do Projeto Acesso Seguro. A equipe já visitou as Comarcas de Alagoinha, Solânea, Bananeiras e Belém. Na oportunidade, são realizadas, também, reciclagens com gerentes, servidores e agentes de segurança sobre o equipamento.

O Acesso Seguro integra o planejamento estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba e tem por referência a Resolução nº 291/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual.

A iniciativa faz parte das ações da Comissão Permanente de Segurança do TJPB, presidida pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como gestora a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da Presidência.

Por meio do Projeto há um controle do acesso de pessoas às unidades da Justiça estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachá de identificação. Os trabalhos envolvem a verificação da instalação dos equipamentos disponibilizados e os procedimentos adotados pelo projeto.

“Realizamos um processo revisional e corretivo das normas e procedimentos apresentados no Acesso Seguro, visitando as Comarcas onde o equipamento está instalado, bem como, ofertando treinamento para as pessoas que trabalham diretamente com o sistema”, explicou o coordenador do Acesso Seguro, Jardel Rufino. Ele realiza os treinamentos junto com o Tenente-coronel Josélio César de Oliveira.

A gerente do Fórum de Solânea, Cinthya Anjos comentou a satisfação de renovar o conhecimento de reciclagem do Projeto Acesso Seguro, sendo a iniciativa de suma importância para reforçar a segurança na unidade judiciária, não só servidores da justiça, mas também, os jurisdicionados que diariamente frequentam o ambiente forense.


Ela pontuou que, na ocasião, foi realizada pela equipe de segurança uma fiscalização nos acessos de entrada e saída do Fórum, bem como, ocorreram algumas modificações na entrada, reforçando ainda mais a segurança na Comarca de Solânea. “Mais uma vez, externamos nossa gratidão aos responsáveis pelo excelente treinamento”, frisou Cinthya Anjos.

A gerente do Fórum de Alagoinha, Daniele de Barros Pereira, destacou que os servidores agradeceram pelo conhecimento que receberam. Ela comentou, ainda, que a capacitação foi excelente e de suma importância preventiva para a segurança e o bem-estar de todos que trabalham e frequentam a unidade judiciária.

Equipe na Comarca de Belém
Equipe na Comarca de Belém

“O ambiente do Fórum é para a resolução de conflitos, aplicação da lei, conciliação e, sobretudo, queremos que seja um local seguro. A relevância das medidas preventivas e o controle dos dados pelo sistema Visit, nos proporcionam essa segurança. A equipe é de um preparo impressionante e o equipamento de fácil operação. Agradeço pela contribuição de todos e, agora, é por em prática nosso aprendizado”, enfatizou a gerente.

Para a gerente do Fórum de Belém, Lizania Paula Freitas, o treinamento foi de grande importância, pois esclareceu as dúvidas em relação ao Acesso Seguro e ao sistema Visit.

“A inspeção técnica também foi muito interessante, tratamos sobre a segurança do Fórum com os vigilantes, a estrutura física, a proteção, o que poderia ser feito, a exemplo de instalação de grades, elevação de muro, visando a melhor segurança para servidores magistrados e jurisdicionados”, disse.

Hemanoel Epitacio da Silva, gerente do Fórum de Bananeiras, lembrou que a Comarca foi uma das pioneiras na instalação do Acesso Seguro e que o treinamento foi muito importante. “Os seguranças receberam explicações significativas sobre o acesso de pessoas ao Fórum, especialmente, como lidar com situações em que são detectados metais, a exemplo de facas”, comentou o gerente.

Por Lila Santos

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611