Equipe do Cartório Unificado Cível da Capital elabora Manual de Rotinas
Na manhã desta sexta-feira (14), a equipe do Cartório Unificado Cível da Capital se reuniu para apresentação, discussão e finalização do Manual
de Rotinas Cartorárias. O objetivo é a padronização de rotinas para o cumprimento de atos judiciais, em sintonia com a Missão do Tribunal de Justiça da Paraíba de concretizar a justiça por meio de uma prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva.
O Manual foi elaborado em atendimento a determinação da CorregedoriaNacional de Justiça (CNJ), feita por ocasião da inspeção extraordinária realizada no período de 6 a 8 de junho deste ano.
A reunião contou com a participação do diretor do Fórum, juiz José Herbert Luna Lisboa, que elogiou o trabalho da equipe do Cartório Unificado Cível que, em pouco tempo, preparou o Manual recomendado pelo CNJ. Ele ressaltou "a qualidade técnica e objetividade do texto e o planejamento, gerenciamento e operosidade da Coordenação do Cartório Unificado Cível".
Para o diretor-adjunto, juiz Manuel Maria Antunes de Melo, “ trata-se de um instrumento de otimização das práticas cartorárias, mediante a uniformização de rotinas". A CNJ contribui para a excelência na prestação jurisdicional, uma das metas da atual gestão do Cartório Unificado Cível da Capital.
A servidora Kênia Simões (2ª Seção) pontuou que “o Manual de Rotinas Cartorárias foi concebido com a efetiva participação dos servidores, nos três pilares de sustentação deste processo: planejamento, gerenciamento e execução das atividades. "Para além disto, viabiliza a padronização das boas práticas, com vistas a uma justiça célere e acessível a todos”, disse.
A elaboração do texto foi de autoria dos servidores do Cartório Unificado Cível, tendo como revisores a chefe de Cartório, Valdilene Ferreira Seixas, os magistrados acima mencionados, e como redadores os chefes Edilaerte Valério da Silva (Adjunto); Fagner Vieira Alves (5ª Seção), Geneysson André Pereira Correia (6ª Seção); Kênia Simões Dantas Barbosa (2ª Seção); Laura Lucena de Almeida Pessoa Pereira (7ª Seção) e Rogério Feliciano da Silva (4ª Seção).
Também estava presente o juiz Gustavo Procópio Bandeira de Melo, titular da 2ªVara Cível da Capital, que contribuiu com a redação final do texto. O projeto gráfico foi de responsabilidade dos servidores Francimário Furtadode Figueiredo e Rogério Feliciano da Silva.
Fernando Patriota