Conteúdo Principal
Publicado em: 25/08/2022 - 11h09 Tags: ESMA, curso, Segurança pessoal e institucional

Oficiais de Justiça participam de curso na área de segurança pessoal e institucional na Esma

Foto do Curso de segurança Institucional para oficiais de Justiça
Abertura do Curso Segurança Pessoal e Institucional para oficiais de Justiça

Oficiais e oficialas de Justiça do Poder Judiciário estadual estão participando do Curso Segurança Pessoal e Institucional. As aulas ocorrem até esta sexta-feira (26), de forma presencial, na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa. A formação teve início na quarta-feira (24) e é ministrada pelos tutores coronel Onivan Elias de Oliveira, tenente/coronel Álvaro Cavalcante Filho, agente da Polícia Federal Leandro Augusto da Fonseca Feitosa e Valdomiro Bandeira de Souza Neto.

Os 40 cursistas estão recebendo informações sobre técnicas de abordagem verbal e programação neurolinguística, produção e difusão de conhecimentos, proteção pessoal e segurança orgânica. Os oficiais de Justiça inscritos são das Comarcas de: João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Itabaiana, Cajazeiras, Conde, Campina Grande, Alagoa Grande, Sapé, Jacaraú, Belém, Mamanguape e Pombal. 

Foto do Curso de segurança Institucional para oficiais de Justiça
Curso de Segurança Institucional

A coordenadora pedagógica da Esma, Daiane Lins da Silva Firino, que representou, na ocasião, o diretor da instituição de ensino, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, fez a abertura da formação. Ela ressaltou que o curso é muito importante para os (as) oficiais (las) de Justiça, pois a realização de diligências envolve os riscos inerentes das atividades externas e do cumprimento de mandados. 

“Preparar-se para enfrentar, evitar e contornar esses riscos é de suma importância para tais servidores, visto que conhecer técnicas de segurança pessoal e institucional os auxiliarão a prevenir e minimizar situações que possam provocar perigo à sua segurança e integridade física e psicológica”, disse Daiane Firino.

Foto do Curso de segurança Institucional para oficiais de Justiça
Curso de Segurança Institucional

Um dos alunos do curso é o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus), Joselito Bandeira. Ele ressaltou que a capacitação é fruto da reunião realizada com a diretoria da Esma, no mês de maio, onde informou que as capacitações dos Oficiais está em conformidade com os princípios e diretrizes da política nacional, bem como é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de capacitar e equiparar os profissionais na área de segurança. 

Ele agradeceu aos Desembargadores Saulo Henriques de Sá e Benevides, presidente do TJPB, e Ricardo Vital, diretor da Esma, por terem viabilizado o pleito formulado. “Temos aqui colegas não só da Capital, mas de outras Comarcas, o que demonstra a receptividade à iniciativa”, afirmou o presidente do Sindojus.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611