Presidente do TJPB se reúne, em Cajazeiras, com juízes e servidores da 5ª Circunscrição
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, iniciou, na tarde desta quinta-feira (18), uma série de reuniões de trabalho na Comarca de Cajazeiras. Na pauta, que ocorre até esta sexta-feira (19), encontros com magistrados, servidores, chefes de Cartório, assessores e gerentes dos fóruns da 5ª Circunscrição do Estado, que abrange ainda as unidades judiciais de Conceição, São José de Piranhas e São João do Rio do Peixe. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, também esteve presente à reunião.
Como primeiro compromisso no município, o desembargador-presidente esteve reunido com os magistrados da Circunscrição no auditório do Tribunal do Júri do Fórum ‘Promotor Ferreira Júnior’, ocasião em que diretores e gerentes do TJPB fizeram exposição de suas funções e se colocaram à disposição para tirar eventuais dúvidas.
O desembargador João Benedito ressaltou que a inciativa faz parte do planejamento estratégico da atual gestão do TJPB, para o biênio 2023/2024, de visitar todas as sedes de Circunscrições do Estado. “Esse é um projeto concebido desde o início da minha gestão e que pretendo realizar. A vinda do chefe do Poder Judiciário à Comarca significa a valorização da unidade judicial, do servidor e do magistrado, bem como estabelece um diálogo direto e presencial”, afirmou.
No final da tarde o presidente do TJPB e auxiliares visitaram o terreno onde será construído o novo fórum de Cajazeiras. Na manhã desta sexta-feira (19), a agenda continua com o desembargador João Benedito participando do encerramento das correições em São João do Rio do Peixe. Em seguida, retorna a Cajazeiras para juntamente com diretores e gerentes se reunir com os servidores chefes de Cartório, assessores e gerentes dos fóruns da 5ª Circunscrição. A programação conta ainda com uma visita à Câmara Municipal e uma reunião com integrantes da seccional da OAB em Cajazeiras.
A juíza auxiliar da Presidência, Michelini Jatobá, ressaltou que essa foi a primeira de algumas visitas que o presidente João Benedito pretende fazer às comarcas sedes de circunscrição. “O objetivo é de ouvir os magistrados e servidores sobre demandas das suas unidades e, especialmente, aproximar o Tribunal e a atual gestão de cada magistrado e cada servidor”, informou.
O diretor do Fórum de Cajazeiras, juiz Hermeson Alves Nogueira, destacou a honra em receber o presidente do TJPB e sua equipe administrativa. “Essa postura da Administração do Tribunal, em possibilitar in loco que diretores e gerentes tirem dúvidas de magistrados, torna a atividade jurisdicional mais eficiente e, a partir dessa postura, a produtividade da Justiça da Paraíba será destaque em nível nacional”, declarou o magistrado.
O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Alexandre Trineto, destacou, na sua fala, que a presença do presidente do TJPB no interior do Estado, traz exatamente a esperança no atendimento dos pleitos. “Para que a Justiça possa efetivamente se concretizar, ela passa por melhorias não somente de estrutura. E essa gestão do desembargador João Benedito se pauta exatamente naquilo que se mostra como solução, para que possamos prestar uma jurisdição mais célere, justa e razoável”, disse o presidente da AMPB.
Os juízes da 5ª Circunscrição que participam da reunião foram: Mayuce Santos Macedo, Sávio Amorim Santos, Macário Oliveira Júnior, Kleyber Trovão Eulálio, Ricardo Henriques Pereira Amorim e Francisco Thiago da Silva Rabelo.
Durante o encontro, o presidente do Poder Judiciário estadual estava acompanhado da equipe administrativa do TJPB, que, na ocasião, fez uma apresentação das atividades e demandas realizadas pelas diretorias e gerências da Corte, bem como tirou dúvidas apresentadas pelos juízes. Dentre os presentes, estavam os juízes auxiliares da presidência, Fábio Araújo e Micheline Jatobá; os diretores Gisele Alves Barros Souza (Administrativo), Einstein Roosevelt Leite (Gestão de Pessoas) e Robson Cananéa (Especial).
Já os gerentes que acompanharam o presidente do Tribunal foram: Liana Urquiza de Sá Lubambo (Apoio Operacional), Ana Caroline Leal de Vasconcelos (Projetos e Gestão Estratégica), Valéria Beltrão (Qualidade de Vida), Marieta Tavares (Arquitetura), Walquíria Maria (Comunicação), Cassandra Lustosa (Cerimonial), Maria dos Remédios (1º Grau), Poliana Brilhante (Judiciária), Lúcia Bezerra (Patrimônio), Marconi Edson (PJe), Júlio Paiva (Sistema) e Pablo Viana (Gestão Operacional de Suprimentos de Fundos).
Por Marcus Vinícius