Conteúdo Principal
Publicado em: 20/08/2021 - 12h35 Atualizado em: 20/08/2021 - 16h32 Tags: Coordenadoria da Mulher, Roda de conversa, Violência Doméstica

Roda de conversa on-line reúne vítimas de violência doméstica

Dentro da Programação do Tribunal de Justiça da Paraíba, alusiva à 18ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, será realizada, na tarde desta sexta-feira (20), uma Roda de Conversa, por meio virtual, com o tema “Saúde mental da mulher vítima de violência doméstica em tempo de pandemia”. A iniciativa é fruto de parceria entre a Gerência de Qualidade de Vida, Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB e a Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba – AEMP. 

O evento será conduzido pela psicóloga clínica e coordenadora de Saúde Mental da Gevid/TJPB, Penha Santos e tem por objetivo proporcionar um lugar de autoconhecimento, espaço de fala e de escuta ativa, empatia e solidariedade às vítimas. “Como está minha saúde mental? como estou vivendo esses quase dois anos de período de pandemia? Como estou comigo mesma? Essa são algumas das perguntas, cujas respostas debateremos no decorrer da Roda de Conversa”, ressaltou Penha Santos.

A psicóloga destacou que a Roda de Conversa é um espaço de fala e de escuta coletiva, onde as mulheres vão escutando umas às outras, se autoconhecendo e, através dessa dinâmica, podem minimizar o sofrimento imposto pela violência. “Agradeço à juíza Anna Carla Falcão, coordenadora da mulher do Tribunal de Justiça, à presidente da Aemp, doutora Carmen Benevides e à gerente da Gevid, doutora Valéria Beltrão, pela oportunidade de realizar a Roda de Conversa”, pontuou.

Por sua vez, a juíza Anna Carla Falcão salientou que a violência contra a mulher, seja física, moral, patrimonial, sexual e/ou psicológica, causa danos psicológicos às vítimas, havendo a necessidade do auxílio de profissionais competentes para a cura dos traumas. A magistrada revelou que, como juíza de Vara de violência doméstica, verifica, em todas as audiências que as vítimas ficam bastante traumatizadas, isso lhe preocupa. Bem como, na maioria das vezes, elas não possuem condições financeiras, nem têm iniciativa para procurar profissional habilitado para o acompanhamento psicológico que necessitam. 

“Pensando nisso, e, por estar na coordenadoria de violência doméstica e familiar contra a mulher, em parceria com a AEMP e a Gevid, junto com a competente e renomada Dra. Penha Pontes, organizamos essa roda de conversa, por meio on-line, possibilitando a participação de vítimas de toda a Paraíba”, frisou.

A juíza Anna Carla Falcão informou que, durante toda essa semana, objetivando fazer a diferença, os juízes paraibanos, do litoral ao sertão, fizeram o encaminhamento de vítimas de violência doméstica para participação nas rodas de conversa, aconselhamento e orientações. “O objetivo é de buscarmos, efetivamente, a “Paz em Casa” e concluirmos nosso trabalho, não apenas de julgarmos, mas de protegermos, acolhermos e contribuirmos para que as vítimas possam retomar suas vidas, pautadas na liberdade, respeito, saúde mental e paz”, enfatizou a magistrada.


Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611