Conteúdo Principal
Publicado em: 05/06/2025 - 11h33 Atualizado em: 05/06/2025 - 15h55 Comarca: João Pessoa Tags: Sustentabilidade, Cartilha, Servidor, sustentável

TJPB lança ‘Cartilha do servidor sustentável’ para alertar sobre consumo consciente

-
Clique aqui para conhecer a cartilha. https://www.tjpb.jus.br/sustentabilidade/acoes-socioambientais 

Compromisso com um mundo sustentável. Essa é uma das mais importantes metas do Tribunal de Justiça da Paraíba, que lançou nesta quinta-feira (5), no Portal da Sustentabilidade do TJPB, a publicação de um conteúdo educativo voltado à sustentabilidade institucional. É a ‘Cartilha do servidor sustentável’, um mecanismo para conscientizar que todos podem fazer a diferença no seu ambiente de trabalho, na sua casa e na sociedade e, assim, reduzir impactos ambientais futuros.

O lançamento da cartilha faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente organizada pelo TJPB, por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA). Viviane dos Santos Sousa, membro do grupo, elaborou o documento com algumas dicas de sustentabilidade relacionadas à questão do consumo.

“A cartilha é para o público interno, os servidores. Ela visa o consumo consciente. Lá tem dicas de sustentabilidade voltadas para a questão da água, energia elétrica, consumo de descartáveis e de papel. São dicas simples que podem ser utilizadas no ambiente de trabalho para tentarmos reduzir os nossos impactos”, pontuou.

Clique aqui para conhecer a cartilha. https://www.tjpb.jus.br/sustentabilidade/acoes-socioambientais 

Cartilha do servidor sustentável - O documento contém 38 páginas onde são respondidas questões como: O que é sustentabilidade, Ações de sustentabilidade, Consumo de água, consumo de papel, Consumo de energia elétrica, Consumo de copo descartável, Resíduos sólidos e algumas reflexões para despertar os servidores do Poder Judiciário paraibano a contribuir com o meio ambiente.

“Mais do que um conceito, a sustentabilidade é um compromisso ético com as gerações presentes e futuras, traduzido em ações conscientes, escolhas responsáveis e práticas que preservamos recursos naturais e promovem a inclusão social. Cada pequena atitude no ambiente de trabalho, seja a redução do consumo de papel, o descarte correto de resíduos, o uso racional da energia contribui para a construção de uma cultura institucional alinhada à sustentabilidade”, destacou Viviane Sousa.

Núcleo de Gestão Socioambiental - Tem a missão de impulsionar a conscientização, promover a educação ambiental e catalisar ações tangíveis para preservar o meio ambiente e fortalecer os vínculos sociais. O núcleo, constituído pela Portaria nº 441/2025, tem José Rodrigo da Silva Duarte (coordenador), além de Viviane dos Santos Sousa e Silvia Viegas Gabinio (membros do núcleo).

Por Nice Almeida

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711