Conteúdo Principal
Publicado em: 25/11/2024 - 17h16 Atualizado em: 25/11/2024 - 17h18 Tags: Coordenadoria da Mulher, Semana da Justiça pela Paz em Casa, JP, CG

Eventos em JP e CG marcam 28ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa

-

A abertura oficial da 28ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa no âmbito do Poder Judiciário estadual foi marcada por eventos que aconteceram na manhã desta segunda-feira (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, nas Comarcas de João Pessoa e Campina Grande.

A Semana da Justiça Pela Paz em Casa vai até sexta-feira (29) e é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de justiça estaduais. O objetivo desta semana é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

Abertura da 28ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, em João Pessoa
Abertura da 28ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, em JP

Na Capital, os trabalhos foram iniciados com uma Mega Ação Social, envolvendo o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica Familiar, a Associação das Esposas dos Magistrados (Aemp) e a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), local onde aconteceu o evento.

Segundo explicou a coordenadora da Mulher do TJPB, juíza Anna Carla Falcão, a Mega Ação Social, organizada pela diretoria da Famene, teve como finalidade chamar a atenção da população local sobre a importância de combater a violência contra a mulher. “Iniciativa apoiada pelo TJPB e Aemp, o que demonstra a disponibilidade e empenho de todos que fazem o trabalho preventivo de proteção às vítimas. Na oportunidade, também foram oferecidos diversos serviços de atendimentos médicos e também direcionados ao empoderamento  das mulheres”, destacou a magistrada Anna Carla.

Servidores e magistrados participaram da abertura da 28ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, em CG
Servidores e magistrados participaram da abertura da 28ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, em CG

Já na Comarca de Campina Grande, no Fórum Afonso Campos, a solenidade de abertura da Semana da Justiça pela Paz em Casa reuniu magistrados (as), representantes da Gerência e servidores.

A diretora do Fórum, juíza Ana Christina Penazzi, ressaltou que a importância deste evento, que tem como objetivo dar celeridade, por meio do mutirão das audiências, aos processos de violência doméstica. “O objetivo é dar uma resposta mais rápida à sociedade em relação a esses crimes, principalmente os que envolvem casos de feminicídio, além de despertar a atenção para que as pessoas comecem a se conscientizar da necessidade de combater a violência doméstica. Além de trazer, também, um viés de prevenção e uma pedagogia de conscientização da sociedade no sentido de pôr fim a cultura da violência e desmistificar a cultura de subjugação da mulher em relação à figura masculina”, salientou a magistrada.

Por sua vez, a magistrada titular da Vara de Violência Doméstica da Comarca de Campina, Rosimeire Ventura, que divide o acervo processual com a juíza auxiliar, Flávia de Souza Baptista, ressaltou que a Semana da Justiça pela Paz em Casa é um esforço fundamental para dar andamento célere aos processos que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher. “É uma iniciativa muito efetiva do Poder Judiciário para demonstrar à sociedade o compromisso no combate a esse tipo de violência. Além do aspecto jurídico, também, é um momento de prestar vários serviços às mulheres, realizar acolhimentos e integrar a rede de apoio”, comentou a magistrada.

Por Lila Santos

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711