Conteúdo Principal
Publicado em: 27/07/2021 - 19h09 Atualizado em: 28/07/2021 - 16h25 Comarca: Itabaiana Tags: PATJ, Comarca de Itabaiana, Juripiranga, Pilar, Mogeiro, São Miguel de Itaipu, Salgado de São Félix, São José dos Ramos

Presidente do TJ inaugura Postos avançados em municípios da Comarca de Itabaiana

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, inaugurou nesta terça-feira (27), os Postos Avançados de Atendimento nos Municípios vinculados à Comarca de Itabaiana: Juripiranga, Pilar, Mogeiro, São Miguel de Itaipu, Salgado de São Félix e São José dos Ramos.  No total, serão mais de 61 mil habitantes beneficiados nos seis municípios.

O Presidente do TJ disse em seu pronunciamento que a inauguração de mais esses Postos Avançados representa um marco no sentido de levar o Judiciário ao povo nas cidades que não são sede de Comarca. “Quero agradecer a valiosa colaboração dos prefeitos que ao aceitarem fazer parcerias com o TJ nos possibilita a instalação dos postos”, declarou o Presidente. 

O diretor do Fórum  Almir Carneiro da Fonseca, da Comarca de Itabaiana, juiz Michel Rodrigues de amorim afirmou que considera os Postos Avançados de suma importância não apenas para os municípios vinculados como também para a própria sede da Comarca, que vai descentralizar os serviços. 

“Os Postos Avançados são de extrema relevância para atenuar situações como as que já vivenciei em que pessoas humildes saem de suas cidades de madrugada, com dificuldades para se deslocar, e esperam o dia inteiro para uma audiência, às vezes no final da tarde. A iniciativa do Tribunal de Justiça significa mais cidadania, empatia, dignidade para essas pessoas. E nós podemos observar que não é algo pontual, é uma política de gestão muito interessante”, afirmou o magistrado.

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, parabenizou o TJ pela iniciativa de “encurtar a distância entre o Judiciário e o povo e aumentar a resolutividade da Justiça”, resumiu.  

Missão do Judiciário

Presidente Saulo Benevides

Em seu pronunciamento, o Presidente do TJ, Desembargador Saulo Benevides, lembrou que a missão de sua gestão, é a aproximar o Judiciário do povo. “Nós temos que agilizar e desburocratizar para facilitar o acesso das pessoas ao Judiciário. Essa é a nossa missão. Servir à população da melhor forma possível”, afirmou.

O Desembargador citou várias ações que estão sendo desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça com o objetivo de agilizar e melhorar cada vez mais o atendimento. São ações na área de conciliação, comandada pela Desembargadora Fátima Bezerra;  na Vara da Infância, que tem à frente o Desembargador Romero Marcelo; criação do gabinete virtual, coordenado pelo Desembargador João Benedito; no cumprimento de metas do CNJ, que tem a Vice-Presidente, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, como coordenadora; formação de magistrados e servidores, com os cursos da Esma, dirigida pelo Desembargador Ricardo Vital; e as ações da Corregedoria, sob o comando do Desembargador Fred Coutinho. 

Como funciona - Os Postos Avançados de Atendimentos são unidades instaladas em municípios onde não há Fórum, para facilitar o acesso do cidadão à Justiça, através do atendimento por videoconferências, em que podem ser realizados atos processuais como audiências, por exemplo. Com isso, o cidadão não precisa se deslocar até a sede do Fórum de sua Comarca.
 
A Solenidade Virtual teve a presença dos Desembargadores Arnóbio Alves Teodósio, Joás de Brito Pereira Filho e Ricardo Vital de Almeida; dos juízes auxiliares da Presidência, Euler Jansen, Giovanni Porto e Rodrigo Marques;  do Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; do Procurador Geral do Estado, Fábio Andrade; dos juízes e prefeitos dos municípios vinculados à Comarca de Itabaiana, procuradores e defensores públicos. 


Por Walquiria Maria

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611