Conteúdo Principal

Inovação em TI

Segundo a Lei nº 13.243, de 2016, inovação é a "introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho".

No âmbito do TJPB, iniciativas estratégicas e institucionais de inovação são objeto de concentração para catálogo, projeto e acompanhamento de execução do Centro de Inteligência e Inovação (CEIIN), regulamentado pela Resolução Nº 349 do CNJ, de 2020.

O Núcleo de Inovação e Inteligência (NII) é o grupo de trabalho da Diretoria da DITEC voltado a demandas inerentes à inovação em TI por meio de Inteligência Artificial e Robotização.

Inteligência Artificial

Em consonância com a Resolução Nº 332 do CNJ, de 2020, para "assegurar a realização de estudos, pesquisas, ensino e treinamentos de Inteligência Artificial livre de preconceitos", o NII conta com o auxílio de uma curadoria de IA, instituída pelo Ato da Presidência nº 84/2023, bem como de um processo de IA livre de preconceitos, normatizado em 2023 como parte dos processos de TI da DITEC (vide a página de Governança).

Sebastiana

Um dos principais esforços do NII tem sido o desenvolvimento e a melhoria da Sebastiana.

Inicialmente conhecido como "Projeto Sebastiana (IA)" voltado apenas a identificar e sugerir movimentos judiciais adequados durante a produção das minutas, tornou-se um produto de TI voltado a concentrar soluções de IA que possam inovar o negócio jurídico do TJPB, por meio de modelos de IA gerenciados por plataformas de IA, tal como o Sinapses (fornecido pelo CNJ).

Principais Projetos

Principais Divulgações

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.